A organização do BTT Canha está seriamente preocupada com as alterações climáticas e vai fazer a sua parte para evitar ao máximo um impacto negativo da maratona no meio ambiente.
Um das coisas que maior impacto ambiental têm são as fitas de marcação. Todos os anos procedemos à recolha das mesmas para reciclagem.
Outra dos grandes impactos negativos são as garrafas de agua vazias. "Os plásticos são fabricados a partir do petróleo e demoram entre 200 a 400 anos a desaparecer do meio natural, tendo o seu fabrico várias questões ambientais associadas". Pedimos que os atletas nos ajudem nesta tarefa e podem faze-lo por depositar as garrafas vazias nos sítios sinalizados para lixo, para que depois sejam recolhidas na totalidade.Também outro lixo não orgânico, tal como embalagens de gel ou pratas de barritas energéticas devem ser depositadas no local apropriado para ser recolhidas.
Uma vez que: Na natureza os animais não poluem, os humanos sim" então, "comportem-se como animais" que a natureza agradece.