REGULAMENTO 18



NORMAS GERAIS

DESCRIÇÃO

1.    A Maratona BTT de Canha será organizada por quatro entidades que estabeleceram um protocolo para a realização do evento, são elas: Camara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia de Canha, Bombeiros Voluntários de Canha e a Associação Campo Aqui Tão Perto e terá lugar em Canha, dia 2 de dezembro 2018, com partida marcada para as 09:30 Horas junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Canha.

2.    O evento é um encontro de lazer destinado a atletas de ambos os sexos, que procurem desfrutar de uma jornada do mais puro BTT.

3.    Os atletas devem ter consciência de estarem aptos e que não exista nenhum fator físico ou de saúde que desaconselhe a participação no evento.

4.    A Maratona está aberta á participação de todo o tipo de BTTs (Fat Bikes / Electric, etc..) embora apenas tomaremos, para divulgação os tempos das BTTs convencionais. 

5.    O evento está dividido em três distâncias distintas:

    • Maratona [60km (aproximadamente)] direcionada aos atletas mais experimentados e que procuram superar o limite das suas capacidades.
    • Raid [35Km (aproximadamente)] direcionado a atletas que pretendem pedalar mais tranquilamente pelos Trilhos de Canha.
    • Passeio [20Km (aproximadamente) direcionado quem queira apenas passear na natureza.

5.    É um evento na óptica da Animação Turística e do Desporto Amador pelo que não pode ser considerado competitivo, nem está integrado em nenhum campeonato, trofeu ou algo similar que confira qualquer vertente competitiva.

6.    Os tempos serão divulgados, para os efeitos que os atletas desejarem, divididos nos seguintes escalões, quer Femininos quer Masculinos:

·         Sub. 18 = dos 14 aos 17 anos
·         Escalão A = dos 18 aos 29 anos
·         Escalão B = dos 30 anos aos 39 anos
·         Escalão C = dos 40 anos aos 49 anos
·         Escalão D = mais de 50 anos


OBJETIVOS

7.    A Maratona BTT de Canha tem como principal objetivo a promoção da Vila de Canha, a mais antiga localidade do Concelho do Montijo, e da região circundante como ponto de excelência para a prática do desporto de natureza.

8.    Os trilhos de terra batida e a sua envolvência no meio natural podem proporcionar bons momentos de treino ou para desfrutar de agradáveis passeios em família.

INSCRIÇÕES

9.    O valor de inscrição para participar na Maratona BTT Canha 2018 é de 10 €.

10. O valor do almoço, opcional, é de 8 €.

11. Pode haver outras opções de compra de produtos ou serviços no ato da inscrição os quais são da responsabilidade dos seus promotores e não fazem parte do valor da inscrição.

12. O limite de participantes é de 500 e as inscrições encerram no dia 27 de Novembro ou logo que se atinja o mencionado numero.

13. A entrega de dorsais aos atletas inscritos, ocorrerá nos dias e locais indicados posteriormente na página de inscrição, no Blog oficial e na pagina do Facebook da Maratona.  

PARTICIPAÇÃO

14. A adesão ao evento será feita apenas on-line, https://www.apedalar.pt/eventos/info/1958, segundo o processo habitual desta plataforma.

15. A participação só é permitida aos atletas que validem a sua inscrição até à data limite a qual pode ser alterada a qualquer momento, conforme o número dos inscritos.

16. Ao inscrever-se nesta prova o atleta tem direito a:

·         Participação na opção pretendida [60 Km ou 35 km ou 20Km];
·         Frontal (pode ser personalizado por solicitação e mediante pagamento direto ao “apedalar.com”).
·         Café da Manha;
·         Abastecimento (liquido e sólido);
·         Tracks GPS em GPX;
·         Troféus personalizados aos 3 primeiros atletas, femininos e masculinos a cruzarem a meta em qualquer das opções dos 35km e dos 60 km e ao geral;
·         Seguro de acidentes pessoais;
·         Banho no final da Maratona;
·         Lavagem das BTTs;
·         Donativo para os Bombeiros Voluntários de Canha;
·         Finished (500 atletas).

17. A idade mínima de participação nas distâncias de 60 km e 35 km, como no passeio de 20km é de 14 anos. Todos os menores só poderão participar quando acompanhados de um adulto responsável e com o Termo de Responsabilidade preenchido pelo seu tutor, o qual deve ser solicitado á organização que definirá as condições de participação.

PERCURSO

18. O percurso decorrerá em caminhos rurais e trilhos do Concelho de Montijo, estando o mesmo, aberto ao movimento de outros veículos, pelo que, todos os participantes ficam obrigados a respeitar as regras de trânsito. Existirá, no entanto, apoio das autoridades, em diversos locais.

19. A Maratona será marcada com fita sinalizadora de cor amarela, sinalética de indicação do sentido do percurso e marcas no chão em cal.

20. Existirão também, sempre que se justifique, placas de sinalização de locais perigosos que os atletas deverão de respeitar tomando os devidos cuidados.

POSTOS DE CONTROLE

21. Existirão ao longo do percurso vários CPs (pontos de controlo) secretos, onde será registada a passagem dos atletas.

22. O Controle final encerra às 14:00 Horas. Após o encerramento não se controlará mais os horários de chegada dos atletas.

ZONA DE ASSISTENCIA

23. Ao longo do percurso existirão postos de abastecimento e refrescamento. Estes postos encerram à passagem do último atleta ou no horário de encerramento do percurso. 

DESISTÊNCIA

24. Em caso de desistência, os participantes deverão deslocar-se até ao posto de controlo mais próximo, a fim de serem transportados, quando for possível, para o local de início.

25. Uma viatura fechará o percurso e recolherá atletas e bicicletas que se encontrem no mesmo.


EMERGÊNCIA

26. No “Frontal” constarão os números de telefone dos Bombeiros Voluntários de Canha, da GNR e dos elementos da organização. No caso de necessidade deve de ligar para quem de direito.

BANHOS

27. Os banhos serão efectuados nos balneários do quartel dos Bombeiros Voluntários de Canha e nos Balneários Públicos de Canha.

OUTRAS INDICAÇÕES

28. É obrigatório o uso de capacete e do dorsal/frontal devidamente colocado durante todo o percurso.

29. No caso de condições meteorológicas ou catástrofe natural impedir de todo a realização do evento o mesmo será remarcado para uma outra data sem que a organização fique obrigada á devolução do valor da inscrição.

30. A organização solícita a todos os participantes o maior civismo com os detritos, embalagens, garrafas de água vazias, etc., devendo estes, serem deixados, exclusivamente, junto às Zonas de Assistência para serem recolhidos do final do evento.

31. A organização reserva o direito da utilização de imagem do evento e dos atletas para os efeitos que considere adequados.

32. Casos omissos serão analisados e decididos pela comissão organizadora que é soberana nas suas decisões.

33. Este regulamento será complementado com eventuais aditamentos ou informações oficiais divulgadas em http://maratonabttcanha.blogspot.com/ e no Briefing que antecede a partida.

34. A única forma de contacto com a organização será pelo tel: 917 576 782 ou por email para: maratonabttcanha@gmail.com

35. Os atletas devem visitar regulamente o link http://maratonabttcanha.blogspot.com/ pois será este o meio de comunicação entre a Comissão Organizadora e os atletas.




Canha 10 de Outubro de 2018