RESCALDO


Realizou-se mais uma edição da Maratona BTT Canha. Já foi a XV. Mais um ano a trabalhar para o reconhecimento de Canha como a capital do BTT do Concelho do Montijo.
Depois de semana meteorologicamente instável, com períodos de chuva era de espera um piso pesado e um pouco difícil, foi isso que aconteceu. “Tentamos marcar o melhor possível, com muita fita nos locais de mudança de direção do percurso uma vez que não pudemos usar a cal por causa da chuva” disse um dos elementos que marcou o percurso.” O estado do tempo obrigou a suspender uma pequena parte do percurso que seria a travessia a vau da ribeira de Canha. 
Apesar do terreno difícil, Canha voltou a brilhar com mais esta Maratona de BTT. Foram quase seis centenas de atletas que compareceram, entre estes encontravam-se os melhores nomes do ciclismo atual, destacamos Rúben Guerreiro, ciclista profissional do concelho Montijo, que ombrearam com alguns nomes sonantes do passado, entre estes, talvez o mais renomado ciclista nacional, vencedor da volta a Portugal em bicicleta por quatro vezes, Marco Chagas.
Esta foi uma edição difícil em termos de terreno, no entanto todos os atletas deliraram com a receção e com o evento que voltou a ter como base o quartel dos Bombeiros Voluntários de Canha, entidade que acompanhou e manteve-se alerta, não registando, no entanto, nenhum acidente grave. De alerta também esteve a Proteção Civil e a GNR que acompanharam o evento. 
Em alguns dos locais de passagem, reuniram-se muitos fotógrafos que estiveram presentes para registar não só os melhores momentos da Maratona, mas também para partilharem esses momentos nas redes sociais. 

Foi um dia de grande turismo de natureza que deixou os atletas na expectativa do próximo ano. A décima sexta-edição da Maratona BTT Canha está já marcada para 6 de Dezembro 2020.