Canha, Capital do Desporto Natureza do Montijo


Canha, Capital do Desporto Natureza do Montijo

A Vila de Canha reafirmou-se como a capital do desporto de natureza no concelho do Montijo ao receber cerca de 700 atletas na sua 8.ª Maratona BTT Canha, no passado dia 1 de dezembro.

Canha viu-se inundada por uma multidão de pessoas e bicicletas que quebraram a pacatez habitual da Vila e contribuíram para a promoção das suas particularidades.

Beneficiando dum tempo primaveril em pleno inverno, o dia esteve esplêndido de sol e céu limpo. Seria um dia perfeito, senão fosse o frio intenso durante a manhã. Os Trilhos de Canha apresentavam-se secos, pela primeira vez em oito anos, o que proporcionou médias de velocidade absolutamente extraordinárias, com atletas a fazerem quase 30 km/h de velocidade na Maratona.

O percurso foi sempre rolante, com algumas zonas de sobe e desce, embora não muito acentuado, com algumas locais considerados mais críticos devidamente sinalizados o que evitou incidentes e proporcionou um andamento mais descansado para os bttistas puderem apreciar a paisagem dominada pelo montado de sobro ou a maior vinha a partir da qual se produzem os excelentes vinhos da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.

O percurso fez-se em redor de quase todo o perímetro da Freguesia de Canha, passando por algumas das muitas herdades que compõem o vasto território de Canha e que abriram as suas portas para deixar passar a Maratona.

A chegada foi em ambiente de festa. Os dois atletas que ficaram em primeiro lugar cortaram a meta de mão dada, sendo o primeiro lugar atribuído combinado entre estes atletas. O terceiro lugar foi para o atleta da “casa” Ruben Guerreiro que circulou na roda dos primeiros.

No final, o almoço servido nos Bombeiros Voluntários de Canha, reconfortou os corpos cansados e os espíritos ao permitir que os intervenientes pudessem partilhar as suas experiências.

A 9.ª edição da Maratona BTT Canha ficou já agendada para 7 de Dezembro 2014. Será, certamente, mais um sucesso!